A Parada

Conheça um pouco da nossa história

O Começo

O idealizador da Parada Ferretti é Oilton José Ferretti, um pesquisador das potencialidades das madeiras nativas, descartadas pelas indústrias da região, e também das espécies exóticas como o pínus e o eucalipto. Natural de Água Doce, no oeste de Santa Catarina, Ferretti vive às voltas, desde a infância, com construções de barragens e outras obras de infra-estrutura rural. Foi ali, bem cedo, que aprendeu com o pai a perceber a utilidade das coisas com outro olhar. O projeto da Parada Ferretti teve início em 1996, quando Ferretti começou a garimpar o material durante suas cavalgadas, numa área de cerca de 50 km do entorno da cidade de Barra Velha, onde já havia adquirido terras em 1971. Encontrar uma utilidade para os troncos e restos de árvores nativas, descartadas pelo seu baixo valor comercial, passou a ser sua principal atividade.

Em 2002, começa a construção do empreendimento que reuniria, além do posto de combustíveis, uma galeria de serviços e atrações culturais e ambientais. O ambiente levou de 3 a 4 anos para ficar pronto. A idéia de construir um local exclusivo para famílias e profissionais liberais, sem caminhões ou ônibus, parecia inviável para todos com quem Ferretti trocava informações. “Os troncos com medidas entre 18 e 25 metros de comprimento exigiam grande investimento, principalmente em tempo, para escavar, transportar e prepará-los para sua colocação na estrutura”, lembra. As madeiras utilizadas para a construção de todo complexo, na maioria, são Eucaliptos de diversas espécies, sendo predominantes as espécies: Robustas Grands, Saligna e Citrodóra. Nenhuma das poucas madeiras nativas utilizadas foi derrubada com vida.

A Maior Árvore Suspensa do Brasil

O eucalipto da espécie Saligna é um exemplar único, dependurado com suas raízes dispostas em todos os quadrantes, fundidas com outra árvore menor. Foi encontrado na Estrada dos Amaros, a 2 km da obra.

Extração: O pendural tem características incomuns para qualquer espécie de eucalipto, foi extraído com as raízes e possui 32 metros de altura.
“Só eu sabia o destino daquele tronco e qual a finalidade de todo o aparato para a sua extração”. Na foto, Oilton Ferretti com a sua filha.
O guindaste Luna, da Constâncio Guindastes, deu suporte operacional ao transporte da peça de mais de 25 toneladas.
Com a BR-101 no caminho, a solução foi percorrer o trecho pela contra mão, pois a árvore fora encontrada do outro lado da rodovia.
Colocada em sua plataforma, a grande atração da Parada Ferretti estava pronta para ser o centro das atenções do salão principal.
A Parada Ferretti recebe hoje, em média, 60 mil visitantes por mês que podem conferir o resultado final em nosso restaurante.

Você já conhece a árvore símbolo da Parada Ferretti?

O Eucalipto Deglupta, conhecido como Eucalipto Arco-Íris, se destaca pelo colorido espetacular do tronco e pode atingir 50 mts ou mais de altura e o diâmetro do tronco superior a 1.50 cm. O segredo por trás da característica especial desta árvore está na forma de como ela vai se descascando e revelando as partes coloridas. Aqui, na Parada Ferretti, você encontra um exemplar desta espécie magnífica.

A Capela

Nossa charmosa capela é unica, com sua estrutura de madeira e balanço.

Bancos Rústicos

Os bancos rústicos em madeira tem mínima intervenção, apenas para modelar o conforto

Antiquário

Há um antiquário com loja museu aberto para visitação.

O Mirante

Possuímos um Mirante com vista para o mar.

Sala do Eucalipto

Temos uma sala do Eucalipto com explicações sobre, as diversas espécies e suas utilidades.

Junta de Bois

Nossa escultura da Junta de Bois tem o tamanho real dos animais.

Escadas de Madeira

Cada loja tem uma escada esculpida a partir de troncos inteiros.

O Lago

Lago de carpas orientais coloridas utiliza água de tratamento de reuso.

Floreiras

Algumas de nossas floreiras foram feitas com aproveitamento de troncos das obras da Parada.

venha nos conhecer

horários

Posto e Restaurante: 06:00 AM – 09:00 PM Lojas: 09:00 AM – 07:00 PM

Endereço

BR 101 Km 91,5 – Barra Velha

Contato

telefone

 +55 47 99971-5670

Parada Ferretti

BR 101 Km 91,5 – Barra Velha