A Parada e suas Atrações

Conheça a Parada Ferretti

O idealizador da Parada Ferretti é Oilton José Ferretti, um pesquisador das potencialidades das madeiras nativas, descartadas pela indústria da região, e também das espécies exóticas como o pínus e o eucalipto. Natural de Água Doce, no oeste de Santa Catarina, Ferretti vive às voltas, desde a infância, com construções de barragens e outras obras de infra-estrutura rural. Foi ali, bem cedo, que aprendeu com o pai a perceber a utilidade das coisas com outro olhar.

O projeto da Parada Ferretti teve início em 1996, quando Ferretti começou a garimpar o material durante suas cavalgadas, numa área de cerca de 50 km do entorno da cidade de Barra Velha, onde já havia adquirido terras em 1971. Encontrar uma utilidade para os troncos e restos de árvores nativas, descartadas pelo seu baixo valor comercial, passou a ser sua principal atividade.

Em 2002 começa a construção do empreendimento que reuniria, além do posto de combustíveis, uma galeria de serviços e atrações culturais e ambientais.
A idéia de construir um local exclusivo para famílias e profissionais liberais, sem caminhões ou ônibus, parecia inviável para todos com quem Ferretti trocasse informações.

"Os troncos com medidas entre 18 e 25 metros de comprimento exigiam grande investimento, principalmente em tempo, para escavar, transportar e prepará-los para sua colocação na estrutura", lembra.

A Parada Ferretti recebe hoje, em média, mais de 40 mil visitantes por mês.

Pendural

A maior árvore suspensa das Américas

O eucalipto da espécie Saligna é um exemplar único, dependurado com suas raízes dispostas em todos os quadrantes, fundidas com outra árvore menor. Foi encontrado na Estrada dos Amaros, a 1 km da obra.

Saiba Mais

Bancos

A intervenção para a modelagem das peças é mínima, objetivando apenas atingir o conforto. Assim, os bancos dispostos em vários ambientes da Parada Ferretti valorizam as condições naturais das madeiras.
Os bancos rústicos espalhados por toda a parada Ferretti são também resultado da postura sócio ambiental proposta pelo projeto. Foram produzidos com os restos do material utilizado na construção do complexo.
Hoje, a produção de bancos não pára. No estoque já existem 50 peças, que Oilton pretende trabalhar nos próximos dias chuvosos.

Capela Ecumênica

Uma estrutura unica, aberta e com balanços de sustentação ousados compõem esta capela cristã ecumênica que foi concluída no início de 2008.

Escadas

As escadas de madeira caída dão um charme as lojas da Parada Ferretti. Até os corrimões foram cuidadosamente projetados, aproveitando a madeira em sua forma natural. Apesar de serem verdadeiras obras de arte, as escadas não perderam sua função e são realmente utilizadas no interior das lojas como forma de acesso ao mezanino.

Pias dos Banheiros

As cubas são esculpidas em formato de folha e foram produzidas com técnicas artesanais. Os troncos utilizados, conhecidos popularmente como "leiteiros", foram encontrados boiando em um remanso próximo à foz do rio Itapocú, na cidade de Barra Velha.

Sala do Eucalipto

A Sala do Eucalipto é uma unidade expositiva temática sobre o eucalipto. Ali, procura-se mostrar ao visitante como o uso desta madeira desempenha importante papel na preservação das matas nativas.

Lago

A Agua do lago é proveniente do sistema de tratamento de efluentes (água de reúso) instalado na Parada Ferretti, sendo atestado pelos peixes ornamentais lá existentes.

Floreiras

Floreiras com aproveitamenteo de recortes de troncos das obras da Parada Ferretti

Confira mais fotos da Parada Ferretti